Ao projetar edifícios, a atenção muitas vezes se concentra nas unidades residenciais, priorizando o conforto e a funcionalidade dos apartamentos. No entanto, é igualmente importante considerar as áreas comuns, que desempenham um papel fundamental na qualidade de vida dos moradores e na construção de uma comunidade que compartilha o mesmo espaço. Além dos benefícios sociais, estes espaços de convivência também podem desempenhar um papel importante na promoção da sustentabilidade e no bem-estar de seus usuários. Afinal, a integração de áreas verdes e espaços dedicados ao lazer e esporte ajudam a reduzir o estresse e brinda novas atividades ao morador.
Assim, reunimos alguns dos programas mais típicos quando se trata das áreas comuns de um condomínio e apresentamos alguns projetos para ilustrar como eles foram resolvidos. Veja todos, abaixo.
Áreas de espera
O hall de entrada normalmente é uma área de espera e encontro. Pensar este programa envolve compor com a imagem dos habitantes do edifício, pois também é o espaço de boas-vindas ao lar de cada um deles, sem esquecer o possível aconchego e conforto. Assim, é possível conceber um ambiente propício para a contemplação através de escolhas inteligentes não só do mobiliário, mas também de objetos artísticos, decorativos e paisagísticos.
Piscinas
As piscinas misturam os usos de lazer e esportes. No caso de um edifício, é interessante pensar como elas podem tirar proveito das vistas em altura ou como são uma oportunidade para conceber um espaço de atmosfera única. De qualquer modo, a água surge como principal componente para criar um jogo de luzes e texturas no espaço.
Academias
Cada vez mais procuradas pelas populações urbanas, as academias são espaços que permitem o exercício corporal. Por isso, além dos equipamentos, pensar em como o conforto dos atletas é trabalhado no espaço, a partir da iluminação e ventilação, ajuda a trazer ainda mais benefícios para a saúde dos usuários.
Salões
Um dos primeiros programas comunitários em edifícios, os salões de festa tem evoluído e ganhado novos usos. Além das churrasqueiras ou mesas disponíveis para uma confraternização, com o aumento de pessoas fazendo home office, estes espaços passaram a abrigar coworkings e outros tipos de reuniões. Portanto, um mobiliário versátil passa a ser cada vez mais fundamental nessas áreas.
Jardins
Além de um jardim frontal, vários edifícios optam por espalhar o verde por todo o térreo ou coberturas, trazendo os benefícios da biofilia e mais proximidade à natureza. Em alguns dos casos, é possível encontrar hortas comunitárias, que além de trazer uma atividade coletiva, ajudam a trazer uma alimentação mais saudável para a comunidade.